Primavera na América do Sul

(Sandro Botticelli, domínio público, via Wikimedia Commons)

Domingo, 22 de setembro, às 09:43 h, começa a primavera neste nosso lado do planeta Terra. 

O equinócio de primavera (assim como o do outono) é o momento em que o sol se posiciona diretamente sobre a Linha do Equador, fazendo com que os dias e as noites tenham a mesma duração.

A primavera representa um novo ciclo de fertilidade, com aumento das temperaturas, alterações no regime de chuvas e a floração de inúmeras espécies vegetais. Para muitos animais, a primavera também é uma época de acasalamento.

(Cecilia Santos - Arquivo pessoal - Proibida a reprodução)

A transição do inverno para a primavera afeta as pessoas de diferentes formas, especialmente em locais onde as estações são bem marcadas. A maior exposição à luz solar estimula a produção de serotonina, um neurotransmissor que melhora o humor. 

Então, no mundo todo há diferentes tradições e celebrações relacionadas à primavera, e também na América do Sul os países têm seus rituais típicos.

Figueira begalense, Parque do Ibirapuera, São Paulo
(Cecilia Santos - Arquivo pessoal - Proibida a reprodução)

Enquanto no dia 21 de setembro o Brasil comemora o dia da árvore, a Argentina celebra o Dia del Estudiante, quando as praças e parques do país se enchem. A data foi criada para homenagear o pedagogo Domingo Faustino Sarmiento, que foi presidente da Argentina de 1868 a 1874 e deixou um legado para a educação pública e a alfabetização da população.

No Chile, as celebrações da primavera estão igualmente ligadas à educação, pois a Fiesta de la Primavera começou a ser organizada em 1913 pela Federación de Estudiantes de Chile e se tornou um importante evento cultural no país, com desfiles de carros alegóricos, fantasias e apresentações artísticas.

(Universidad de Chile)

Na cidade de Trujillo no Peru ocorre um dos maiores festivais da primavera da América do Sul, com desfiles e concursos de beleza para eleger a Rainha da Primavera. Há também apresentações de grupos da tradicional dança marinera, cujas coreografias e músicas foram declaradas Patrimônio Cultural Nacional em 1986.

(Municipalidad de Miraflores, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons)

O Festival de las Flores de Medellín, Colômbia, ocorre em agosto. Seu destaque é o desfile dos silleteros, uma tradição que remota aos tempos coloniais, em que agricultores locais carregam enormes arranjos florais nas costas.
 
(Guía de Viajes Oficial de Medellín, via Flickr)

Uruguai e Paraguai têm tradições semelhantes, com desfiles de carros alegóricos e muitas atividades ao ar livre. Na Bolívia o Dia da Primavera coincide com o Día del Amor y Amistad, feriado semelhante ao Dia dos Namorados, quando casais e amigos trocam flores e cartões.

(Los Tiempos)
 
Dois grandes eventos ligados à primavera no Brasil são a Expoflora na cidade paulista de Holambra, e o Festival das Flores de Joinville, em Santa Catarina. Em ambos há exposições de flores, shows e atividades culturais.

(Paulo Guereta de São Paulo, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons)

Este ano em especial fica difícil falar sobre o significado de renovação da primavera por causa dos extremos climáticos que estão ocorrendo, todos direta ou indiretamente causados pelo ser humano. Por isso, o início da primavera deve ser também um momento de reflexão sobre as mudanças climáticas e o futuro do planeta e seus habitantes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Calçadas: problemas e soluções

Dia da Consciência Negra e o Paisagismo

Margaret Mee