Dia da Consciência Negra e o Paisagismo
Mas basta um olhar atento para ver como espaços de poder (político, econômico, social, etc.) são majoritariamente ocupados por pessoas brancas, enquanto historicamente homens e mulheres negros são a maioria em posições subalternas.
No paisagismo, as pessoas negras raramente estão nas salas de aula ou à frente das empresas. Como empresários, têm menos chances de serem contratados que seus colegas brancos. Como professores, acontece de serem desrespeitados. As profissionais negras sofrem duplamente, com o machismo e o racismo.

Por outro lado, os negros representam parcela significativa da mão-de-obra como jardineiros. E nessa função, frequentemente enfrentam racismo por parte de gestores e clientes, além de receberem baixos salários e jornadas extenuantes.
Além disso, há pouquíssimas referências de profissionais e teóricos negros na área de paisagismo, quase que somente de fontes norte-americanas. Um nome importante é o de Walter Hood, arquiteto, educador e diretor do Hood Design Studio em Oakland, Califórnia. Hood é autor, entre outras obras, do livro "Black Landscapes Matter".
Pensando nessa questão, a docente do Senac-SP e mestranda da FAU/USP Tainã Dorea desenvolve um projeto chamado Arquilombo, que objetiva dar visibilidade a profissionais negros na área de Arquitetura da Paisagem e Paisagismo, por meio de um mapeamento destinado a fortalecer a presença negra nessa área.
- Arquilombo por Tainã Dorea: https://www.instagram.com/arq.uilombo/ e https://arquilomboacervo.wordpress.com/
Em suas redes a Tainã visibiliza narrativas negras dentro da arquitetura e Urbanismo e apresenta conteúdo cultural, artístico e intelectual afrocentrado.
Estes são alguns dos perfis de paisagistas negros que constam do mapeamento realizado por ela. Vale muito a pena conhecer e apoiar o trabalho desses profissionais e continuar a expandir essa rede para incluir paisagistas de todo o Brasil.
- Diva Dias Paisagismo (Minas Gerais):
https://www.instagram.com/divadiaspaisagismo
- Virente Paisagismo por Ton Macedo (Rio de Janeiro): https://www.instagram.com/virentepaisagismo
- Guarambá Paisagismo por Layse Guimarães e Vitor Santos (Brasília/DF): https://www.instagram.com/guaramba.paisagismo
- Semear Paisagismo por Paulo e Geralda Januário (Rio de Janeiro): https://www.instagram.com/semearpaisagismo
- Gabriel Sena Paisagismo (Bahia):
https://www.instagram.com/gabrielsenapaisagismo
- Mucu Arquitetura por Lucas Teixeira (Rio de Janeiro): https://www.instagram.com/mucuarquitetura
Por fim, mas não menos importante, o perfil e o recém-criado Substack do meu amigo Wander Francisco. Em seu primeiro texto, ele fala da dor do racismo que nós, pessoas brancas, somos incapazes de mensurar, mas podemos ser aliados antirracistas nesta luta.
- Wander Francisco:
Arquiteto, jardineiro e escritor de literatura infantil. Autor do livro “Árvore Mãe – Uma história de preservação.
https://www.instagram.com/wanderfrancisc9/
https://wfrancisco.substack.com/?r=61pye&utm_campaign=pub&utm_medium=web
Comentários
Postar um comentário